CONTROLE TUDO PARA NÃO FALIR SUA EMPRESA
Trabalhar com micro e pequenos empresários, é além de fazer a sua contabilidade, é sonhar com o seu sucesso. É dá atenção aos seus funcionários e seus familiares. É manter a fé para um Brasil ainda melhor!
Esse trabalho nos fez perceber que os micro e pequenos empresários são excelentes vendedores, mas como ponto de melhoria precisam focar na gestão financeira e o segredo é controlar.
Antes de mergulharmos nesse tema, te convido a nos seguir em nosso Instagram, para nos acompanhar no IGTV todas as 1ª e 3ª segundas feiras mensais com vídeos sobre gestão financeira.
Voltando ao nosso tema!
Sei que seu objetivo como empresário e até mesmo como parte da equipe financeira de uma micro ou pequena empresa, é obter resultados positivos na gestão do negócio que faz parte. Esta afirmativa com certeza é irrefutável. Porém, garantir o retorno financeiro é uma árdua tarefa para a grande maioria dos micro e pequenos empresários.
Temos acompanhado muitos empresários e suas equipes a implantar de forma simples e detalhista o controle de todas as operações da empresa. E quando falo “forma simples”, é que através do nosso ciclo de gestão, alinhamos sempre a cultura do cliente e uma linguagem própria para eles, para que o produto final entregue esteja a cara da equipe, a tecnologia que ela pode pagar e outros fatores.
Agora sabe quais são as principais questões que identificamos que leva uma empresa a implantação ou melhoria da gestão financeira?
A falta de tempo e o desconhecimento que o sistema da empresa pode proporcionar além dos módulos comerciais (sistema do estoque, frente de caixa, faturamento).
Meu caro, vivemos em um mundo envolto de tecnologia e informação, controlar todos os fatos da sua empresa é quebrar o tabu que empreender é tão somente vender. Empreender requer processos de todos os setores da empresa, inclusive a gestão financeira.
E não focar nessa gestão, é uma falha fatal para garantir e prever o sucesso do seu negócio!
Veja que estamos falando em controlar tudo para sua empresa não falir, e espero que nesse momento, você já tenha percebido que os processos de uma empresa não se resumem a produzir e vender.
Por isso seguem três medidas para você sanar alguns problemas da sua empresa.
Primeiro momento: a gestão financeira não é algo complicado ou burocrático. No processo de implantação, as dores só irão ocorrer nos três primeiros meses, devido a mudança de algumas rotinas suas e da sua equipe e isso requer um pouco mais de esforço de todos. Aqui o trabalho é focado em conhecer como está sua empresa hoje e o que ela poderá ser no futuro. É sair de um ponto “A” para um ponto “B”! É, quando o caso implantar ou melhorar as rotinas que o seu sistema financeiro traz ou trará. É capacitar a equipe a registrar todos os fatos para garantir um melhor controle da empresa.
Segundo momento: é bem possível que muitos ou senão todos os fatos da sua empresa já estejam sendo registrados depois do primeiro momento implantado. Por isso nesse segundo momento, além de já está trabalhando com os registros e alguns relatórios e quando o caso planilhas, chega o momento de controlar as entradas e saídas de caixa. Consiste, em através do fluxo de caixa e outros relatórios, controlar o dinheiro, analisar política de vendas e compras, quais gastos podem e devem ser cortados e até projetar o fluxo de caixa por dia, semana, mês e outros períodos.
Terceiro momento: é aqui onde está o “pulo do gato”, ou seja, o que as grandes empresas já usam para garantir o sucesso mais rápido. Nesse momento, todos os controles que estão sendo feitos na sua empresa, serão integrados com a sua contabilidade. Ou seja, além de controlar fluxo de caixa, será possível prevê, acompanhar e maximizar o lucro da empresa. O contador irá dar relatórios complementares do financeiro para que sejam gerados indicadores que irão garantir o sucesso. Tais como: liquidez, endividamento, lucratividade e muito mais. Além disso, no nosso caso, são realizadas reuniões mensais para auxiliar além da implantação dos momentos, a interpretação dos dados e relatórios para uma tomada de decisão mais assertiva.
Por fim, esses momentos podem ser terceirizados para profissionais que já conhecem o caminho mais rápido para a implantação. Logo, você não precisa estar operacionalmente implantando cada ciclo, focando assim nas vendas e participando nas etapas de gargalos e na tomada de decisões dos relatórios consolidados.
Acesse AQUI, para conhecer os planos
Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?
Sim! Então basta deixar o seu contato abaixo que nossa equipe dará mais detalhes sobre o nosso trabalho e planos especiais.
A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.
Por Antonio Macário, contador com especialização em Planejamento Tributário, MBA em Gestão Empresarial e Sócio Fundador da Adamanto Contabilidade & Consultoria.