CONTABILIDADE PARA RESTAURANTES – QUAIS INDICADORES DE DESEMPENHO DEVO APLICAR?
Supondo que você está realizando aquela viagem tão desejada em família, quando repentinamente você escuta “CRACCC!”.
O carro desacelera e na medida que todos se olham assustados, você como motorista vai direcionando o carro para o acostamento da pista.
Segundos de tensão…..
“Tec, tec, tec!” Você tenta ansiosamente que o motor do carro ligue.
Mas nada!
Olha para o painel do carro e percebe que uma luz está indicando o local da falha.
“Foi um fusível que queimou!” Diz você para a sua família.
Pois bem, os indicadores servem justamente para isso. Demonstrar como está o funcionamento da sua empresa, onde pode estar possíveis falhas, bem como os setores, produtos, serviços e outros que estão tendo sucesso.
Em outras palavras, os indicadores de desempenho nada mais são do que medidas ou métricas que irão avaliar a performance do seu restaurante, sendo assim, tendo um grande papel para o planejamento estratégico de crescimento, ajudando a identificar problemas e soluções para tomadas de decisões mais assertivas.
Pensando em auxiliar na gestão do seu restaurante, apresentamos alguns indicadores que irão te auxiliar a monitorar o dia a dia e evitar que o “motor” possa falhar nessa viagem empreendedora.
- Lucratividade:
Se você como empresário, dispõe de dinheiro e esforço diário para administrar a empresa, a pergunta que deve passar na sua cabeça é “esse negócio é ou não lucrativo? ”.
Para obter a lucratividade da empresa, basta calcular o lucro líquido sobre o faturamento.
O ‘x” da questão aqui, não é somente saber a lucratividade do ano, mas sim, mensalmente e comparar com outros restaurantes similares ao seu. Dessa forma, você irá saber se está no caminho correto ou se precisa mudar de estratégia.
- Ticket Médio:
Tenho certeza que você como consumidor já se deparou em alguma fila de pagamento, o funcionário te oferecendo algum produto. Ou até mesmo na fila de espera de algum estabelecimento, aquele corredor com prateleiras recheadas de produtos.
Pois bem, a tentativa aqui é fazer com que você leve algo a mais do que saiu para comprar!
Logo o ticket médio é o indicador que permite analisar a dinâmica das vendas, observando o comportamento do cliente, onde pelo total do faturamento, dividido pelo número de clientes atendidos tem-se o indicador.
Acompanhe mensalmente esse indicador e em caso de grandes variações, revise a estratégias para desenvolver ações diferenciadas de relacionamento com o cliente.
- Entregabilidade:
Existe coisa mais chata que esperar mais do que devia?
Pois é, se você não gosta, o seu cliente irá detestar, ainda mais quando o assunto é fome ou o desejo de diversão.
A entregabilidade é importante para que de forma mais exata você observe o tempo de entrega dos pratos e o índice de satisfação do cliente.
O que é legal nesse indicador é que ele também pode medir o desempenho de todo o restaurante, como também as áreas individualmente e assim rever as estratégias como treinamento da equipe, inclusão ou retirada de produtos ou serviços.
Exemplificando: Para preparar uma macarronada sua equipe leva o tempo máximo de 10 minutos (tempo para o exemplo). A administração decide incluir a venda de panquecas com recheio que leva o dobro do tempo. Pensando tão somente na estratégia de vendas e volume, para cada panqueca servida, você já teria vendido duas macarronadas. Agora multiplique isso pela média de unidades vendidas ao mês e ao ano! Vale apena manter a panqueca? Claro que estamos aqui analisando tão somente números, existe o fator “desejo do cliente”!
- Turnover
Sempre questiono nas consultorias de processos ou plano de negócios que realizamos: “De quem é a receita do pão, do padeiro ou da padaria? ”.
Claro que é da padaria!
Isso pelo simples fato que se o padeiro for demitido ou pedir a rescisão, ele irá levar a receita com ele, a qualidade e até quem sabe parte do faturamento e clientes.
Logo, realizar o mapeamento de processos fará com que o nível de satisfação interna e externa aumente, ou seja, fatores internos e relacionamento com a clientela, são fatores determinantes para o grau de rotatividade dos colaboradores.
Se a rotatividade da equipe é elevada, o turnover poderá indicar problemas como má gestão, um ambiente interno negativo, desvalorização pela remuneração, benefícios, meritocracia e outros.
Sendo assim, o indicador demonstra a renovação de funcionários, ou seja, as admissões e demissões.
- Indicadores da segurança alimentar
Ninguém gosta da visita de fiscais, correto? Por isso os indicadores para garantir a segurança dos alimentos e evitar transtornos, são:
– Vigilância Sanitária;
– Registro de temperatura e higiene;
– Manutenção dos equipamentos; e outros
Bem esses são alguns dos vários indicadores de desempenho que seu restaurante pode adotar. E se você possuiu um restaurante, bar, cafeteria ou lanchonete, já identificou quais os indicadores são importantes para que na “viagem da sua empresa”, o “motor” não pare? Saiba mais sobre contabilidade para restaurantes AQUI!
Veja agora mesmo como calcular o ponto de equilíbrio.
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Por Antonio Macário, contador com especialização em Planejamento Tributário, MBA em Gestão Empresarial e Sócio Fundador da Adamanto Contabilidade & Consultoria.