DEFININDO O PREÇO COM LUCRATIVIDADE EM UM RESTAURANTE
O zelo pela qualidade dos alimentos de quem empreende em um restaurante, cafeteria, soparia, hamburgueria, lanchonetes ou similares é bem acompanhada até o momento que cada cliente saboreia. Mas não é só na qualidade do prato que o gestor deverá manter seu olhar.
Se você já está empreendendo ou logo mais irá empreender nesse seguimento, também foque na gestão dos preços dos seus pratos.
Te garanto que é mais difícil conviver com a inflação em cada insumo e conseguir algum ingrediente que não é produzido todo o ano, do que calcular o preço dos seus pratos.
O primeiro passo é registrar e manter sua contabilidade em dias e/ou realizar o planejamento orçamentário. E quando falo em contabilidade não é apenas folha de pagamento e impostos, mas manter no sistema todos os lançamentos e históricos das receitas, custos, despesas e unidades de produtos comercializados. Dessa forma ficará super fácil desenvolver a ficha técnica de cada prato e alocar os custos corretamente, para acompanhar quais são mais rentáveis e quais estão deixando o gosto amargo do prejuízo.
A ficha técnica seria o segundo passo para definição dos preços. Além do mais, com a ficha de cada prato, a receita fica no restaurante e não com o cozinheiro e equipe que a qualquer momento poderá ir para outra empresa.
Considere na ficha técnica o nome do prato, o tamanho da porção, quais ingredientes, o modo de preparo, tempo de cozimento, a imagem final do prato e claro o custo.
O terceiro passo seria a definição da taxa de marcação ou mark-up. O importante aqui não é apenas observar os preços dos seus concorrentes diretos para utilizar no seu cardápio, mas através da ficha técnica mergulhar quais pratos seu restaurante deverá manter e até quem sabe qual o valor final e lucrativo em caso de promoções.
Uma dica muito importante: independentemente do porte do seu restaurante, a contabilidade é fundamental para tomada de decisões e não somente atender aos órgãos fiscais.
Através das Demonstrações Contábeis, o empresário e seu contador poderão alinhar cada passo da empresa para um crescimento sustentável. Essa dica vale inclusive se o seu regime de tributação for o Simples Nacional.
Por fim, não esqueça de observar o seu ponto de equilíbrio, ou seja, quantos pratos vender e quanto seria de receita para tão somente pagar as contas.
Veja agora mesmo como calcular o ponto de equilíbrio.
Saiba mais sobre contabilidade para restaurantes AQUI!
E saiba como calcular o preço de cada produto do seu restaurantes AQUI!
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Ah! Dá uma olhada em nossos vídeos que temos mais dicas para cada seguimento.
A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.
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Por Antonio Macário, Contador, Sócio da Adamanto Contabilidade & Consultoria.