COMO AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS DEVEM SE PREPARAR PARA 2020
Alguns dias antes desse artigo, publicamos em nossas redes sociais (Siga-nos AQUI) uma afirmação do Paulo Lemann:
“A maioria das pessoas olha a carreia de um empresário, vê o sucesso, e acha que se chega lá com facilidade. O empresário aparece se ele foi bem sucedido ou se ele faliu. Mas o que está no meio, as dificuldades, não aparece.”
E antes de falarmos do tema desse artigo, te convido a ler o que em outro momento falamos, quanto as principais dificuldades de 2020 que os micro e pequenos empresários enfrentarão nessa década (Leia AQUI).
Quanto ao tema de hoje, que tem muita relação com o artigo sugerido e claro com a frase de Lemann, além de você, alguns esperam que os micros e pequenos empresários tenham sucesso.
Mas, essa espera poucas vezes vem abraçada com uma porta aberta ou oportunidade, correto?
Lembro de certa vez vê um post de um amigo fotógrafo, que desabafava das oportunidades serem dadas pelas pessoas de fora do meio familiar. Que seus entes queridos nem mesmo compartilhavam seu marketing. E olha que as fotos dele parecem pinturas!
Pois bem, acompanho desde o início a evolução desse fotografo, o quanto ele vem batalhando e abrindo seu espaço. Comemorei inclusive quando ele postou que fechou parceria com duas grandes empresas.
Já um outro amigo fotografo que também compartilhou afirmativa semelhante, não persistiu e acabou desistindo frente as dificuldades.
Tenho certeza que você se viu nessas histórias de sucesso e fracasso, de dificuldades e vitórias. Correto?
Agora, se existem palavras que possam resumir a frase do Paulo Lemann e desses dois amigos, são: perseverança e atitude!
Claro que somente elas não garantirão o sucesso! Mas quem disse que empreender, não permite perder?
Perder até pode! Mas, o sucesso está em somar as duas palavras acima, com observar as oportunidades do mercado e capacitação!
Quanto dessa soma existe em você nesse momento?
Mas afinal, além de perseverança, atitude, capacitação e olhar as oportunidades, como você micro ou pequeno empresário deve se preparar para 2020?
Uma das diretoras do FMI (Christine Lagarde), alertou em Davos que a economia mundial está crescendo mais lentamente do que o esperado e os riscos estão aumentando.
“Isso significa que há uma recessão global dobrando a esquina? Não. Mas o risco de um declínio mais acentuado no crescimento global certamente aumentou”, ressaltou.
Dessa forma para a década de 2020, os especialistas mundiais falam de previsões de crescimento global (g-l-o-b-a-l, ok?), tendem a ser menores. E isso é visto como uma redução de um ciclo econômico normal, até mesmo pelo encolhimento ou desaceleração do crescimento da população em idade ativa nos países mais ricos.
Outro ponto para esse novo ciclo é que, nós como sociedade estamos cada vez mais nos questionando quanto aos impactos da tecnologia, sustentabilidade e dessa forma exigindo uma maior participação das empresas.
Perceba que esse novo “ciclo econômico normal”, irá pedir alterações quanto a elaboração e métodos de planejamento de curto, médio e longo prazo.
Por isso que no artigo que sugerimos (Leia AQUI), falamos que antes mesmo de elaborar o plano de negócios, realize pelo menos três pesquisas e testes.
Então dicas valiosas para essa nova década sãos:
- Planejamento: se antes você não tinha esse hábito, agora você terá que se remodelar e realizar os planejamentos com menor espaço de tempo. Mesmo sendo sua empresa incluída e nascida na era digital, repensem as suas práticas quanto a jornada do cliente, marketing, orçamento, finanças, impostos, contabilidade, pessoal, social e por aí vai.
- Dados – gerando informações: quem nunca pesquisou algo que queria comprar no google e logo depois as mídias sociais ficaram bombardeando nossos celulares, tabletes e computadores, com propagandas? Tudo isso ocorre pela abundância de sensores e dados que estamos criando e fornecendo. Dessa forma, com o aumento de ferramentas que estão analisando essas informações, o ritmo de aprendizado das empresas será alucinante. Entender a jornada do cliente será mais fácil e dessa forma as empresas que entenderem esses dados irão se destacar rapidamente.
- Colaboração: o que antes era guerra de mercado, está mudando. As ditas fronteiras entre empresas e suas marcas estão se rompendo, abrindo espaço para a colaboração, formando assim um novo ecossistema entre as grifes. Veja que as grandes montadoras de automóveis estão fazendo isso.
- Resiliência: um novo ciclo econômico está surgindo e dessa forma, os choques de planejamento, metas, estudos, demandas serão mais frequentes. Novas metodologias, ferramentas irão surgir para auxiliar na nova gestão. Por isso a palavra chave será a resiliência.
Espero que esse artigo possa te ajudar na preparação para essa nova década!
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