COMO FAZER A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA
Vou começar esse artigo com uma frase já apresentada em inúmeros conteúdos nossos: Empreender não é somente vender mais, vender mais requer processos!
E essa afirmação se demonstrou ainda mais verdadeira em tempo de pandemia, você concorda?
Deixa eu te explicar com maior profundidade. Para isso, vamos voltar lá no início do seu empreendimento – inclusive, esse exemplo cabe para você que está iniciando uma empresa nesse momento.
Quando empreendemos, por muitas vezes iniciamos fazendo tudo praticamente sozinho. A medida que vamos crescendo, percebemos a necessidade de delegar as tarefas e contratar outras pessoas.
A necessidade de outras pessoas para auxiliar na gestão da empresa, é pelo simples fato que além de vender, a empresa irá necessitar de gestão comercial, marketing e publicidade, recursos humanos, finanças, contabilidade, inovação e tecnologia e outros. Dessa forma, quanto mais as receitas aumentam, novos compromissos seguem a mesma evolução periodicamente.
E nessas novas demandas de gestão, uma tarefa requer atenção especial – fazer a gestão financeira.
Quando qualquer empresa passa por crises que impactam no ciclo econômico, que em síntese, consiste no período de compra de uma mercadoria ou serviço tomado até a venda dos mesmos, o ciclo financeiro poderá ser prejudicado.
Isso mesmo, o prazo do pagamento até o recebimento é facilmente descoberto e a ausência da gestão financeira é o que de fato vem levando a falência muitas empresas.
Então, como fazer a gestão financeira da sua empresa?
Primeiramente, precisamos desmistificar que a gestão financeira é tão somente o controle dos pagamentos e recebimentos.
Na verdade, fazer gestão financeira consiste na adoção de ações e procedimentos que a administração da empresa irá realizar desde a elaboração do plano de negócios, planejamento orçamentário, mapear e executar processos, parametrização do sistema, análise do previsto x realizado e controles das atividades da empresa que desaguam no financeiro.
Afinal, todos os setores da empresa necessitam das finanças para manter a qualidade e inovar. Em outras palavras: a gestão financeira, irá melhorar os resultados econômicos e financeiros.
Dessa forma, para fazer a gestão financeira da sua empresa, você deve gerenciar pelo menos as seguintes frentes de trabalhos.
- Planejamento orçamentário: Apesar de ser uma etapa do plano de negócios, o orçamento deverá ser realizado periodicamente. Para isso, detalhe as receitas, custos e despesas dentro de todos os cenários. Depois desse orçamento, planeje como o fluxo de caixa irá se comportar, ou seja, quais os prazos de pagamentos e recebimentos, possíveis inadimplências e outras simulações – tenha muito cuidado quando se trata de fluxo de caixa. Ao final desse planejamento, você já estará de posse de suas metas, inclusive incluindo nesse momento, qual será o seu pró-labore.
- Processos e parametrizações: Praticamente todos os fatos da empresa irão desaguar na gestão financeira (gerar ou consumir lucro ou caixa). Por isso, faça o mapeamento desses processos, para melhor adequar o seu sistema, equipe interna e externa. Visando assim maior integração tecnológica e menor influência humana.
- Controle tudo diariamente: Independentemente do porte da sua empresa, registre cada fato, sem deixar para o dia seguinte. Administre cada entrada ou saída de recursos financeiros.
- Gestão de crises: Busque por empréstimos mais baratos e crie reservas de emergência, isso vai te ajudar em momentos de menor lucratividade.
- Acompanhe: Crie e acompanhe relatórios e indicadores que fazem sentido para a sua empresa e para a sua gestão, tais como: balanço patrimonial, demonstração do resultado, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa previsto e realizado, orçamento, inadimplência, margem de lucro, ticket médio, curva ABC de produtos e clientes, liquidez, endividamento e tantos outros.
Conclusão
Por fim e não menos importante, busque sempre trabalhar com contabilidade com modelo de gestão digital. Dessa forma, ocorrerá maior produtividade, acompanhamento próximo, transparência, assertividade e muito mais benefícios que irão trabalhar com os dados da sua empresa para auxiliar na tomada de decisões.
Inclusive a Adamanto Contabilidade e Consultoria disponibiliza para os nossos clientes gratuitamente, aplicativos e robôs que capturam e armazena notas de compras e de vendas, que acompanha as vendas, descontos e recebimentos de cartões, que de forma segura disponibiliza todos os documentos da empresa, que encaminha até lembrete de vencimento de impostos e qualquer outro documento.
Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?
Sim! Então basta deixar o seu contato abaixo que nossa equipe dará mais detalhes sobre o nosso trabalho e planos especiais.
A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.
Por Antonio Macário, sócio fundador e contador com especialização em planejamento tributário e gestão empresarial.