Adamanto – ContabilidadeAdamanto – Contabilidade
  • Início
  • PLANOS
  • Sobre
  • Coworking
  • Blog
  • Área do Cliente
    • PACKUP
    • TREINAMENTO
  • Início
  • PLANOS
  • Sobre
  • Coworking
  • Blog
  • Área do Cliente
    • PACKUP
    • TREINAMENTO

ERROS FATAIS QUE TODOS COMETEM NA HORA DA VENDA

Adamanto Contabilidade2021-11-15T18:11:27-03:00
Gestão Contábil e Financeira Como abrir cafeteria, Como abrir cafeteria em Fortaleza, Como abrir empresa de cosméticos, Como abrir empresa de cosméticos em Fortaleza, Como abrir farmácia, Como abrir farmácia em Fortaleza, Como abrir petshop, Como abrir petshop em Fortaleza, Como abrir restaurante, Como abrir restaurante em Fortaleza, Como abrir uma empresa, Como abrir uma empresa em Fortaleza, Consultoria em Fortaleza, contabilidade consultiva, Contabilidade consultiva em Fortaleza, Contabilidade em Fortaleza, Contabilidade especializada em cafeteria, Contabilidade especializada em cosméticos, Contabilidade especializada em farmácia, Contabilidade especializada em petshop, Contabilidade especializada em restaurante, Funil da jornada do cliente, Funil de vendas, gestão comercial, PLANEJAMENTO, vendas 0 Comments

 

 

Você deve ter visto o que compartilhamos em nossas redes sociais quanto a definição de Augusto Cury de empreendedor – (Siga-nos AQUI)

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.”

E antes de falarmos do tema desse artigo voltado para vendas, te convido a ler o que em outro momento falamos, quanto ao novo ciclo econômico que se inicia nessa nova década (Leia AQUI).

Por mais que você já tenha uma equipe pequena e até maior e com mais experiência para vendas, o processo de vendas começa com o CEO, gestor, diretor, sócio, ou seja, no topo da organização.

E você já sabe que vender é muito diferente de faturar!

O processo de vendas se inicia com a definição de propósito de vida e com isso definir as soluções para as necessidades dos clientes. Como exemplo: quem busca pelos serviços da Adamanto está buscando mais gestão para um amanhã melhor.

Definido o seu propósito, planeje a sua estratégia como um todo: missão, visão, valores, aspectos financeiros, comerciais, marketing, processos internos e muito mais.

Parece burocrático, mas o tempo dedicado nessas etapas, irão te permitir economizar dinheiro e ser mais assertivo no dia a dia.

Pois, bem voltado as questões de vendas!

Você sabia que o seu processo de vendas, precisa está em harmonia com a jornada do cliente?

Isso mesmo! Da mesma forma que você tem um planejamento para vender, o seu cliente tem um planejamento para comprar.

Vejamos:

FUNIL DE VENDAS – sua empresa:

Segue uma sugestão para você implementar o funil de vendas, depois dos processos acima.

  1. PROSPECÇÃO/LEADS: Através de publicidade, marketing e outras ações e estratégias demonstrar os problemas que o seu possível cliente está passando e como você poderá solucionar com os seus produtos e/ou serviços. Veja, que nessa etapa do funil, é apresentar suas soluções, é falar do seu propósito atrelado com o que você comercializa. Aqui ainda não converteu sua ação em dinheiro, mas está chamando atenção de possíveis clientes, ou seja, capturando dados e informações importantes para o momento da venda.
  2. QUALIFICAÇÃO: Com os Leads conquistados das campanhas publicitárias e demais ações acima, identifique quem tem maior probabilidade de comprar – aqui é o momento de garimpar quem poderá gerar receita recorrente.
  3. APRESENTAÇÃO: Se comercializa produtos é o momento de apresenta-los para as necessidades específicas de cada cliente, ou seja, evitar aquela ação de “enfiar goela abaixo”. Já, se você é prestador de serviço é o momento de uma reunião para diagnosticar e ofertar o melhor serviço para atender a necessidade do cliente. Veja que ainda não é a venda, porém poderá ser o momento de coletar informações para futura negociação ou até mesmo de falar de preços e forma de pagamento.
  4. NEGOCIAÇÃO: É bem possível que o seu prospect deva ter outras propostas com preços e soluções de concorrentes seus. Aqui é o momento da diferenciação da sua proposta de valor, ou seja, é hora de buscar o sim, de fechar as vendas.
  5. PÓS VENDAS: Entregue o que o cliente pagou e continue realizando ações de relacionamento para novas vendas, ou seja, voltar ao funil de vendas.

FUNIL DA JORNADA DO CLIENTE:

  1. CONSCIÊNCIA: O prospect sabe que têm problemas, e até está buscando prazeres para conquistar seus objetivos e necessidades, mas ainda não sabe o quê ou quem irá solucionar essa necessidade. Por isso, apareça – “quem não é visto, não é lembrado!”
  2. ENGAJAMENTO: O prospect inicia as pesquisas de conteúdos e empresas para solucionar suas necessidades.
  3. INTERESSE: O prospect percebe que o seu produto/serviço é o que ele precisa e aceita propostas e reuniões. Mas lembre-se, que existem outras empresas no circuito.
  4. COMPROMISSO: O prospect está ciente quem irá contratar ou comprar. Aqui ele fecha com você ou com o seu concorrente.
  5. EXPERIÊNCIA: Agora o cliente espera as soluções e satisfação absoluta do que comprou.

Viu que vender não tem nenhuma relação com faturar?

Pois bem! Se você não descobriu qual o propósito de vida da sua empresa, não realizou o planejamento estratégico ou implementou um funil de vendas voltado para a jornada do seu cliente, esse é o seu primeiro erro fatal de vendas.

Vamos então para outros erros que considero fatais no processo de vendas:

2º erro fatal – O gestor da empresa não tomar para si a responsabilidade sobre a geração de vendas e leads. Por mais que o gestor tenha uma equipe de vendas, ele não poderá simplesmente delegar a terceiros toda a responsabilidade. Como no objetivo estratégico, as metas macros são estabelecidas pelo alto escalão, cabe então ao gestor, CEO ou dono da empresa, estabelecer os objetivos efetivos e orientar a sua equipe para resolver problemas de receitas. A solução está em assumir a responsabilidade pelo aprendizado e desenvolvimento seu e da equipe.

3º erro fatal – Acreditar que os canais irão realizar as vendas sozinhos. Por mais que você esteja pagando por um sistema de vendas, ou impulsionando canais e até mesmo pagando a influenciadores, essas ações não garantirão que a venda ocorra sozinha. Na verdade, quem presta serviço, é bem possível que os canais não irão vender sozinho – será necessário produzir conteúdo para que o cliente perceba valor em você. Logo uma das soluções seria, não somente deixar as vendas com os canais ou nas mãos de terceiros, primeiramente assuma o controle, faça relacionamento e produza conteúdos que se destaquem frente aos concorrentes.

4º erro fatal – Contratação e treinamento da equipe. Se você busca aumentar a receita, isso quer dizer que deixar o processo de vendas nas mãos de pessoas recém contratadas e com pouco treinamento é desejar resultados abaixo do planejado. Logo, a solução é antes mesmo de contratar, criar um processo de vendas (etapas), para que a equipe esteja em harmonia para apresentar o propósito da empresa, ofertar produtos corretos e gerar receitas recorrentes.

5º erro fatal – Pensar no produto ou serviço e não no cliente. Se as metas de vendas não estão avançando, é bem possível que você esteja olhando para o seu produto e não para a necessidade do cliente. Logo, antes de pensar em colocar o produto ou serviço para fora, coloque o cliente para dentro, ou seja, defina o seu nicho de cliente e deixe claro o que você fará por eles em vez do que você simplesmente comercializa.

6º erro fatal – Ser desleixado na apuração e acompanhamento das métricas. Se você dedicou tempo para o planejamento estratégico, quer dizer que existem metas, responsáveis e prazos. Logo a solução é fazer e acompanhar a apuração das métricas, monitorando as atividades e os resultados periodicamente.

Bem é isso aí! Espero que esse artigo possa te ajudar para a correção de erros fatais nas vendas e não se esqueça que vender é muito diferente de faturar e por favor não ignore a gestão dos clientes que já estão na carteira. É bem comum nos primeiros anos de uma empresa, focar mais na captação de novos clientes e comumente esquecerem dos atuais e mais antigos.

Ah! Se precisar de ferramenta para qualificar, quantificar e solucionar os principais desafios que você está enfrentando é a Matriz GUT – baixe AQUI o nosso ebook gratuitamente, onde ensinamos o passo a passo dessa ferramenta.

banner propaganda zap

Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?

Sim! Então basta deixar o seu contato abaixo que nossa equipe dará mais detalhes sobre o nosso trabalho e planos especiais.

A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.

Por Antonio Macário, sócio fundador e contador com especialização em planejamento tributário e gestão empresarial.

Posts recentes

  • Empresas em alerta: saiba como eliminar gargalos que trazem perdas. 2 de junho de 2025
  • Reduza custos operacionais e melhore o ambiente de trabalho com o 5S 2 de junho de 2025
  • Controles e indicadores de estoque: como garantir eficiência na gestão empresarial. 12 de maio de 2025
  • BPO Financeiro: O parceiro estratégico que libera o potencial da sua empresa. 9 de maio de 2025
  • A Reforma Tributária e o Simples Nacional: novas diretrizes para micro e pequenas empresas 8 de maio de 2025
  • Split Payment: o que é, como vai funcionar e o que sua empresa precisa fazer 5 de maio de 2025
  • Reforma Tributária: O que muda para sua empresa e como se preparar 2 de maio de 2025
  • Como a contabilidade consultiva ajuda sua empresa a crescer 10 de abril de 2025
  • Descubra o segredo das empresas que crescem: contabilidade gerencial na prática 10 de abril de 2025
  • Guia completo para primeira declaração do imposto de renda. 10 de abril de 2025

Arquivos

  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • fevereiro 2024
  • setembro 2023
  • fevereiro 2022
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • julho 2020
  • junho 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018

Categorias

  • Gestão Contábil e Financeira
  • Gestão estratégica
  • Gestão Trabalhista
  • Gestão Tributária e Fiscal
  • Notícias
  • Sem categoria

Tags

Como abrir cafeteria Como abrir cafeteria em Fortaleza Como abrir empresa de cosméticos Como abrir empresa de cosméticos em Fortaleza Como abrir farmácia Como abrir farmácia em Fortaleza Como abrir petshop Como abrir petshop em Fortaleza Como abrir restaurante Como abrir restaurante em Fortaleza Como abrir uma empresa Como abrir uma empresa em Fortaleza consultoria Consultoria em Fortaleza contabilidade Contabilidade açai em cafeteria contabilidade consultiva Contabilidade consultiva em Fortaleza contabilidade digital Contabilidade em Fortaleza Contabilidade especializada em cafeteria Contabilidade especializada em cosméticos Contabilidade especializada em farmácia Contabilidade especializada em petshop Contabilidade especializada em restaurante empreendedorismo Empresa de Contabilidade em Fortaleza Escritorio de Contabilidade em Fortaleza escritório de contabilidade Escritório de Contabilidade em Fortaleza estratégia financeiro finanças fluxo de caixa gestão gestão comercial gestão financeira impostos lucro PLANEJAMENTO planejamento tributário remuneração trabalhista tributos vendas

Adamanto Contabilidade

Se você chegou até aqui é por que está em busca de organizar ainda mais o financeiro, reduzir impostos, elevar o lucro, acompanhar todos os números da sua empresa. Deixe seu contato!

LINKS ÚTEIS

  • Contatos
  • Serviços
  • Sobre nós

ARTIGOS RECENTES

  • INTEGRAÇÃO CLIENTE E CONTADOR
    25 outubro, 2018
  • CONTROLANDO AS VENDAS
    25 outubro, 2018

CONTATOS

  • Escritório de Contabilidade em Fortaleza que presta serviços há mais de 10 anos
  • Rua Alberto Magno, 1415, Montese
  • +55 (85) 3292-8448
  • +55 (85) 3051-1010
  • contato@adamanto.srv.br
  • Fortaleza, CE
  • Horário funcionamento: 8.00-18.00 Seg-Sex
Desenvolvido por Site ON Criações

Fale Conosco pelo Whatsapp!