OS PRINCIPAIS DESAFIOS DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS EM 2020
Na semana desse artigo publicamos em nossas redes sociais (Siga-nos AQUI) uma frase que sempre falo para os nossos clientes:
“O fato de estarem lidando com uma empresa de pequeno porte, deixa o micro ou pequeno empresário com a sensação de que os problemas também serão menores, onde na verdade, cada “jangada ou embarcação”, passará pelos mesmos desafios.”
E antes de você micro ou pequeno empresário falar o quase sempre escutamos “ah, mas minha empresa é pequena, nem trabalho dá”, saiba que todas as nossas empresas juntas representam cerca de 27% do PIB do nosso país.
Até abril de 2019, o Ministério da Economia totalizou mais de 13 milhões de MPE’s e não temos dúvidas que parte dos empreendedores são “novatos” quando o assunto é gerir o próprio negócio.
Mas afinal, quais os desafios para os empresários veteranos ou novatos?
Para os que estão iniciando, os diversos processos do negócio são em geral muito fáceis, porém no dia a dia as dificuldades vão surgindo. O que antes era tranquilo (comprar, produzir, vender e pagar), torna-se mais complexo do que parece.
Aí, seja você iniciante ou não, irão vivenciar alguns desafios:
– Surgem as exigências do fisco e assim a adaptação da empresa no mercado frente a burocracia;
– A necessidade de contratação e “garimpar” pessoas com capacidade para suprir os desejos dos clientes e metas do empreendimento;
– A necessidade de novos conhecimentos que envolvem mais que o talento de produzir algo, tais como: vender, marketing, administração, contabilidade e muito mais;
– Uma legislação tributária tão complexa que até o fisco com seus auditores não compreendem a subjetividade;
– E claro a dificuldade de obtenção de crédito.
Por isso e muito mais, que a média de sobrevivência de uma micro ou pequena empresa no país é de 5 anos (dados do IBGE).
Uma dica importante para você qualificar, quantificar e solucionar os principais desafios que você está enfrentando é a Matriz GUT – baixe AQUI o nosso ebook gratuitamente, onde ensinamos o passo a passo dessa ferramenta.
Então vamos as dicas para sua empresa decolar em 2020?
- Capacitação:
Não tenho dúvidas que você deva conhecer algum empreendedor da grande mídia ou do seu convívio que decolou uma empresa sem nenhuma ou pouca capacitação. Correto?
Verdade seja dita que eles, além do “faro” necessário para negócios, também utilizaram da sua capacidade de influenciar e utilizar outras pessoas com conhecimento para decolar o empreendimento.
Mas, se você já teve a oportunidade de conversar com esse perfil de empreendor e questionar quanto a necessidade de capacitação, creio que 100% deles irão afirmar que perderam tempo e dinheiro pela falta de conhecimento.
Até que é natural (digamos assim) no início do negócio focar mais nas oportunidades do que no conhecimento que o setor exige.
O problema está em avaliar essa oportunidade, antes de colocar dinheiro e esforço.
Lembra da frase: “Se a vida de ter limões, faça (complete aqui)!”
Errou quem disse para fazer uma limonada! Pelo menos isso para o mundo dos negócios, ok?
Faça primeiramente o plano de negócios, focando no primeiro momento em: pesquisa de mercado (clientes, concorrentes e fornecedores), o preço que estão dispostos a pagar e claro a produção do mínimo produto viável, ou seja, um protótipo.
Perceba que não sou contra as oportunidades, mas que estas devam ser avaliadas para minimizar os riscos e isso está diretamente ligado com conhecimentos específicos, tais como: formação gerencial, legislação trabalhista, tributária, análise de mercado, finanças, marketing e por ai vai.
- Conhecimento sobre clientes:
Quantos de nós prospectamos pela internet? Seja pelo site, Instagram, Facebook, WhatsApp e outras mídias e ferramentas.
Agora quantos de nós controlamos esses prospects ou leads? Nome, e-mail, telefone, preço da negociação ganha ou perdida e ainda mantemos relação seja, por e-mail ou outras mensagens?
Em uma das consultorias que realizamos, atendemos uma empresa prestadora de serviço, cujas vendas eram 80% pela internet (público alvo jovens de até 25 anos). Era incrível o número de seguidores e mais incrível eram o volume de vendas perdidas pela falta de conhecimento da equipe quando o assunto era clientes e processos. Em uma semana, constatamos que perdiam mais de R$ 30.000,00 pela falta de retorno as dúvidas ou investimento em automação e tecnologia.
Lembra que falei do limão e limonada? Aqui também é a relação de oportunidade e suprir as necessidades do cliente, ou seja, conhecer a fundo o seu público alvo – jornada do cliente.
Esse conhecimento e relacionamento com seu cliente irá gerar o que chamamos de receita previsível. Ou seja, a equipe de marketing e/ou sistema de automação irão fornecer indicadores e dados dos seus leads, prospects e clientes para que a equipe de vendas feche novos negócios.
- Ausência de planejamento
Já falei da necessidade do plano de negócios, onde ao mergulhar em apenas alguns dos pontos desse planejamento, você já pode economizar tempo e claro dinheiro, ou até mesmo validar uma grande oportunidade e gerar riqueza.
Quando falamos em planejamento, estamos falando em estudar o melhor cenário, em criar metas, em comparar essas metas e claro acompanhar os resultados.
Um bom planejamento, permitirá definir a missão, visão, valores, metas por cada setor e pessoa, optar pelo melhor regime de tributação e até mesmo melhor acesso a crédito.
Em síntese: os desafios para as micros e pequenas empresas em 2020 está relacionado em capacitação, planejamento, conhecer a jornada do seu cliente, ofertar produtos e serviços que irão atender as necessidades do seu cliente, investimento tecnológico, capacitação e parceria com empresas que entendam de gestão para micro e pequenas empresas para que você possa gerir seu negócio de forma intuitiva, mas com indicadores que validam todo o planejamento.
Ah! Se precisar de ferramenta para qualificar, quantificar e solucionar os principais desafios que você está enfrentando é a Matriz GUT – baixe AQUI o nosso ebook gratuitamente, onde ensinamos o passo a passo dessa ferramenta.
Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?
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Por Antonio Macário, sócio fundador e contador com especialização em planejamento tributário e gestão empresarial.