PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – METAS GLOBAIS E ESPECÍFICAS – PARTE 3 DE 4
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Vamos ao conteúdo do artigo então!
Quanto ao planejamento estratégico de crescimento, falamos até agora:
Parte 1 de 4 (AQUI): Conceito, modelo e agentes para desenvolver o Planejamento Estratégico de Crescimento – PEC.
Parte 2 de 4 (AQUI): Como pessoas tóxicas prejudicar o PEC, definição do atual modelo da empresa e elementos para desenvolver o Planejamento Estratégico de Crescimento
Nesse artigo o papo será sobre o que os sócios desejam e como os demais departamentos irão trabalhar para a conquista das metas globais.
Como o Planejamento Estratégico de Crescimento é o pensar no futuro, vale retomar aqui e agora mais profundamente o conceito de motor 1 e motor 2.
Esses motores de crescimento, têm relação com o movimento de ruptura mantendo a geração de caixa atual da empresa e não destruindo imediatamente o presente em prol do futuro.
Dessa forma, a consultoria norte-americana Bain & Company define o motor 1 como sendo o foco na operação atual da empresa e o motor 2 como o foco no futuro operacional da empresa.
Perceba que os dois motores requerem abordagens distintas, onde: no motor 1 é necessário continuo melhoramento dos processos e monitoramento periódico na redução de risco econômicos e financeiros. Já no motor 2, a abordagem deverá ser mais ágil, originalidade, estrutura financeira específica e obviamente maior propensão de riscos. Nesse segundo motor, o planejamento deverá ser para novas demandas dos clientes, com foco em um novo mercado que poderá ameaçar a economia da empresa, em outras palavras – um veículo que irá transformar totalmente a empresa no futuro.
Definido os motores de transformação, os sócios da empresa estarão elaborando as metas globais e os setores com sua equipe, as metas específicas.
Metas globais ou objetivos estratégicos: Estão diretamente relacionados com a missão da empresa. A cada objetivo estratégico alcançado a empresa está mais perto de alcançar sua visão, a qual define o que você quer ser no futuro.
Dessa forma, tenha objetivos globais que melhorem a produtividade e o crescimento e quando estipularem as metas de receitas que é ótimo definir, defina o controle das margens, bem como a lucratividade. Lembra que em outros artigos coloquei que o lucro é sagrado?
Já as Metas específicas ou objetivos táticos: são os objetivos por cada setor/departamento da empresa, devem ser criados de forma a garantir que os Objetivos Estratégicos sejam alcançados. Dessa forma, setores como: administrativo ou financeiro, comercial, operacional e produção, marketing e outros, deverão possuir um planejamento com metas, prazos, responsáveis e outros dados, de forma a garantir o futuro da empresa.
Criando o atual momento do planejamento estratégico de crescimento:
Tabela 1: Missão, visão, valores e metas globais ou objetivos estratégicos
Tabela 2: Metas específicas ou objetivos táticos
Esse artigo pode ser resumido como: é comum não pensarmos nesse assunto, mas verdade seja dita – nós passamos e as organizações ficam. Cabendo a nós como sócios ou gestores a indelegável responsabilidade para planejar e fazer acontecer os bons resultados econômicos e financeiros, para que gerações futuras (filhos, equipe, clientes, fornecedores e outros) possam se relacionar com uma empresa saudável.
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Por Antonio Macário, sócio fundador e contador com especialização em planejamento tributário e gestão empresarial.