CONTABILIDADE PARA PET SHOP EM FORTALEZA
Segundo dados da Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET, o mercado pet continua em constante crescimento mesmo com a pandemia. Totalizando assim cerca de 139,3 milhões de pets no Brasil. Mediante a todo esse ncrescimento, quem quer abir um pet shop em Fortaleza, precisa de uma contabilidade.
Um outro dado importante oriundo da Mintel é que 69% dos brasileiros possuem algum pet de estimação e 50% são considerados como filhos.
Apesar da demanda do mercado, existem poucos profissionais ou empresas capacitadas para ofertar serviços e produtos que vão além dos hoje ofertados.
Pensando em você que irá empreender ou já é empresário ou profissional de pet shop, hospital ou clínica veterinária, listamos dicas importantes e as tendências do mercado pet para que você possa está preparado para um novo ciclo de crescimento.
DADOS DO MERCADO
Como dito acima, no Brasil são mais de 139,3 milhões de pets. Desses 54,2 milhões são cães, 39,8 milhões são aves, 23,9 milhões são gatos, 19,1 milhões são peixes e 2,3 milhões são de outros animais.
O mercado de pet shop no Brasil e em Fortaleza não param de crescer, então não esqueça, a contabilidade nesse setor é fundamental.
Caso você esteja preocupado com a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus, essa trouxe diversas oportunidades para o mercado pet de Fortaleza.
Como as pessoas tiveram que ficar mais em casa, ouve aumento tanto na adoção, quanto na compra de algum pet. E também, gerando consequentemente aumento nas vendas de ração, brinquedos, acessórios, serviços e outros.
Para você ter uma ideia, o Brasil é o segundo maior mercado de produtos pets.
Em Fortaleza, onde o mercado já tinha movimentado em 2019 cerca de R$ 34,4 bilhões, entre março de 2020 a março de 2021 os lojistas relataram alta de 12% a 40% do faturamento, mesmo tendo que adaptar suas forças de vendas para o mercado online.
TENDENCIAS PARA O MERCADO DE PET SHOP EM 2021
Uma forte tendência para os próximos meses é a demanda por daycares (creche), babás e hotéis para os pets.
Tal leitura se dá pelo simples fato de que muitas pessoas adiaram seus pacotes de viagens de 2020 e 2021 e logo que se sentirem mais seguras irão viajar e precisarão deixar seus animais em locais de confiança.
Outra questão é que muitas pessoas ainda estão trabalhando em home office e logo que os tutores retornarem as atividades presenciais, seus pets precisarão de tais estabelecimentos e serviços.
Outra forte tendência são os pets influenciadores. Ou seja, com a popularização da humanização do pet, os sócios humanos buscarão produtos e serviços que possibilitem o aumento de seguidores e oportunidades, tais como: blog, ebooks, vídeos, lazer, psicologia canina, adestramento e treinamento do pet e do seu tutor, bem como outros serviços para o bem estar.
Ainda nessa onda da humanização dos pets. Bares, restaurantes, shopping e outros segmentos já criam espaços, produtos e serviços para que seus tutores e fieis amigos possam está curtindo cada momento.
Inclusive o registro de fotografias, ou seja, álbuns para pet também é uma tendência.
Alimentação e Saúde dos pets
Em 2021 no relatório “A year of innovation in pet food and products, 2021 da Mintel”, os donos dos pets buscam uma alimentação mais natural e segura.
Com isso, além dos consumidores desejarem maior transparência quanto aos ingredientes de alimentos industrializados, também irão buscar alimentos naturais (marmitas) voltados para seus pets.
Buscando além da saúde, uma boa aparência, padronização, corantes e demais ingredientes naturais, gerando assim uma maior percepção de produtos nutritivos e saudáveis.
Nessa questão da segurança, além da alimentar, a tecnologia também será tendência.
Já está disponível no mercado as coleiras inteligentes e chips identificadores.
Uma outra tendência de crescimento, segundo o Instituto Pet Brasil, é a escolha do gato como animal de estimação. Acumulando assim um crescimento de mais de 8,1% desde 2013.
Logo, buscar atender esse mercado também irá proporcionar volume nas vendas.
Dito esse contexto, vejamos então alguns pontos importantes para a contabilidade para pet shop.
CONTABILIDADE PARA PET SHOP, O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Com as inúmeras oportunidades aqui apresentadas, administrar um negócio próprio no ramo de pet shop em Fortaleza e ainda ter que cuidar da contabilidade, não é tarefa fácil.
Além do amor pelos pets, a equipe deverá ter competências para a boa gestão da empresa.
Dentre as competências, existem as questões financeiras, trabalhistas e tributárias e uma das vantagens em ter uma contabilidade especializada em pet shop, hospital ou clínica veterinária é a certeza que a sua empresa terá apoio para mais gestão para um amanhã melhor.
Com o volume de produtos que o seguimento trabalha, além de demandar uma força de vendas e de caixa diferente de outros, também irá necessitar de classificações fiscais para correta tributação.
Logo e a depender da sua atividade (indústria, distribuidora, varejo e/ou serviços) alguns impostos você não precisará pagar.
Você sabia disso?
Essa análise caberá ao contador realizar juntamente com você e sua equipe, selecionando assim o melhor tipo societário, regime de tributação, indicadores e estratégias para o crescimento econômico e financeiro da sua empresa.
COMO ABRIR UMA EMPRESA DE PET SHOP EM FORTALEZA?
Além das questões fiscais e trabalhistas, a contabilidade especializada em pet shop, hospital ou clínica veterinária irá identificar as oportunidades do mercado em Fortaleza
Tal análise poderá ser realizada com o plano de negócios que determinará investimentos programados, cenários previstos e revelará os objetivos da sua empresa, produzindo assim os planos para obtenção das metas, possibilitando a constatação da viabilidade ou não do negócio.
Esse estudo é destinado ao empresário que apenas idealizou um negócio, mas não realizou análises de cenários, capital necessário e quando o investimento poderá retornar.
Perceba que o plano de negócios irá proporcionar a análise de mercado; análise dos concorrentes; análise dos fornecedores; plano de marketing, financeiro e orçamentário; organograma; pontos fortes e de melhoria da sua empresa e outras questões. Determinando assim, as estratégias da sua empresa e como conquista-la.
Outro momento é a realização de algumas pesquisas, tais como: o nome da empresa no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, bem como, se no imóvel que pretende instalar a sua empresa, tal atividade será permitida pela prefeitura.
Nesse mesmo momento da análise da viabilidade do imóvel que deverá ser aprovada é fundamental definir qual será o porte da empresa e a sua natureza jurídica.
Dessa forma, conforme o faturamento previsto, o seu pet shop será uma micro empresa ou uma empresa de pequeno porte, ou será empresário individual, ou empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELI, ou sociedade limitada unipessoal ou sociedade limitada. SAIBA MAIS AQUI
QUAIS DOCUMENTOS PARA ABRIR PET SHOP EM FORTALEZA?
Deixando claro que o plano de negócios não é um documento para a constituição da sua empresa junto aos órgãos.
Tal documento será utilizado para a tomada de decisão da gestão do pet shop, hospital ou clínica veterinária. Podendo inclusive ser considerado em algumas instituições financeiras para financiamentos.
Quanto aos documentos que o fisco para abir um Pet shop em Fortaleza: Contrato social, CNPJ, inscrição Estadual e Municipal, alvará/licença sanitária, autorização de funcionamento de empresa, plano e equipamento para climatização e combate ao incêndio, plano de gerenciamento de resíduos, procedimento operacional padrão, projeto arquitetônico adequado às normas sanitárias, registro da marca e outros a depender da atividade econômica. Uma contabilidade especializada em pet shop em Fortaleza pode te ajudar com tudo isso
QUAL O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO DO PET SHOP EM FORTALEZA?
Você sabia que as boas práticas de gestão irão maximizar os resultados econômicos e financeiros da sua empresa?
E nas diversas práticas da boa gestão, a análise tributária será um dos pontos sem dúvidas mais importantes para o seu sucesso!
Olha só!
Alguns produtos que você irá comercializar, o seu fornecedor já pagou alguns impostos para você – você sabia disso?
E que os produtos avariados ou perdidos, também podem reduzir alguns dos seus impostos?
Vejamos então os regimes tributários que podem ser adotados no seu pet shop, hospital ou clínica veterinária.
Simples Nacional:
conforme a Lei Complementar nº 123/2006, poderão optar algumas empresas que não ultrapassarem a receita bruta dos últimos 12 meses em R$ 4.800.000,00 a nível Federal. Mensalmente será emitido uma única guia para pagamento (DAS), podendo conter os tributos IRPJ, CSLL, IPI, COFINS, PIS/PASEP, INSS/CPP, ICMS e ISS.
A base para tributação será a receita bruta, cabendo analisar quais atividades estão no CNPJ da empresa para realizar o cálculo dos tributos conforme os anexos que estabelecem os percentuais de tributação.
Importante reforçar que os fiscos exigem menos obrigações acessórias a serem declaradas mensalmente e anualmente.
Lucro Presumido
Poderá ser uma outra escolha, que também é calculado e recolhido de forma simplificada os tributos e contribuições. A base será a receita bruta, desde que as atividades que estão no CNPJ da sua empresa não estejam obrigadas ao Lucro Real, ou o faturamento anual não tenha ultrapassado a R$ 78.000.000,00.
A apuração para o ISS, ICMS, PIS e COFINS será mensal e trimestral para o IRPJ e CSLL, onde a alíquota para o ISS será de até 5%, PIS e COFINS serão 0,65% e 3% e para IRPJ e CSLL, deverá ser aplicado sobre a base de cálculo um percentual de presunção de lucro conforme a atividade e respectivamente sobre esse resultado, 15% e 9%.
Salientando que poderá ter adicional de 10% para o IRPJ.
Lucro Real
Por força de lei algumas empresas são obrigadas. Porém, analisaremos previamente quais dos regimes dará o melhor resultado econômico e financeiro para a sua empresa conforme os cenários projetados com uma contabilidade especializada em pet shop.
A base de cálculo nesse regime para o IRPJ e CSLL, será o resultado das receitas subtraído dos custos e despesas e os devidos ajustes, aplicando assim a alíquota de 15% e 9%, com a possibilidade de adicional de 10%.
Você deve lembrar das perdas ou avarias dos produtos que falamos anteriormente.
Pois bem, elas irão reduzir esses dois impostos – somente nesse regime.
Quanto ao PIS e COFINS: com alíquotas de 1,65% e 7,6% respectivamente, tem a possibilidade de reduzir os débitos com créditos de compras, frete, energia e outras despesas tratadas na legislação.
Quanto a mais uma economia em impostos, deixa eu te falar mais um pouco:
Tributação Monofáisca
Já ouviu falar em tributação monofásica ou substituição tributária?
Caso não conheça, saiba que produtos classificados nessas e outras situações irão deixar dinheiro na sua empresa.
Dessa forma, os produtos classificados dessa maneira, não vão ser tributados pelo PIS, COFINS e/ou ICMS.
Vamos em um caso prático!
No final desse mês, a sua empresa teve um faturamento total de R$ 100.000,00 e desse total, R$ 30.000,00 são produtos com tributação monofásica (alguém já pagou por você).
Dessa forma, a base para tributação para o PIS e COFINS, será sobre a base de R$ 70.000,00.
Imagine só a geração de caixa em um único mês?
Agora multiplica isso por 12 ou mais meses. Gostou?
Então, esse é mais um motivo para você contratar uma contabilidade especializada em pet shop, hospital ou clínica veterinária.
CONTE COM UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA EM PET SHOP, HOSPITAL E CLÍNICA VETERINÁRIA
Vimos que esse é um segmento em acessão e muito promissor. Para maximizar seus resultados e o seu lucro, com certeza você precisa de uma contabilidade.
A Adamanto Contabilidade e Consultoria é especialista nesse setor e com certeza vamos otimizar a sua gestão. Você não vai precosar se preocupar com gestão dos seus impostos, do seu fluxo de caixa, do seu estoque, das relações trabalhistas e etc
Tudo isso de forma humanizada e próxima, com uso da tecnologia para maior produtividade e com contadores especializados. Assim, você terá mais tempo para os seus clientes e a expansão do seu pet shop.
Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?
Sim! Então basta deixar o seu contato AQUI que a nossa equipe dará mais detalhes sobre o nosso trabalho e planos especiais.
A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.
Por Antonio Macário, Contador com especialização em contabilidade e planejamento tributário e MBA em gestão empresarial, inovação e estratégia competitiva, e sócio fundador da Adamanto Contabilidade & Consultoria.