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CRIANDO OPORTUNIDADES EM ECONOMIAS RUINS.

Adamanto Contabilidade2025-01-07T12:41:55-03:00
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O que é preciso para ter sucesso mesmo em tempos pós-pandemia?

Em tempos de isolamento social, decorrente da Covid19, muitos empreendedores se questionam quais as estratégias para superar a queda da economia. È comum adotarmos a prática de informar as pandemias como ponto de atenção para fatores externos na elaboração e acompanhamento do plano de negócio. Porém, aqui no Brasil nas últimas décadas, poucos vivenciaram esse cenário.

Antes de tudo, no planejamento existem as projeções e soluções de cenários pessimistas, realistas e otimistas e como eles preparam a empresa em caso de contingência. Ou seja, qual o caminho a empresa deverá percorrer estando dentro ou não do “olho do furacão”.

Seja qual foi a causa para levar a economia para um cenário ruim, no planejamento estratégico das empresas existe a prática das metas e prazos serem entre 12 a 24 meses conforme cada seguimento e a tempestividade da transformação.

 

Esse tempo foi graças a lei de Moore!

Foi em abril de 1965, que o então presidente da Intel, Gordon Earle Moore, profetizou que quantidade de transistores que poderiam ser colocados em uma área, dobraria a cada 18 meses, mantendo-se o mesmo custo de fabricação.

Pareceu uma brincadeira o comentário de Moore. Porém, as empresas de transistores e similares, acabaram por adotar esse prazo para definir as metas de produção, bem como investindo em pesquisa e desenvolvimento para manter o ritmo acelerado de inovação.

Não ficou claro a relação da lei de Moore com uma economia ruim e a existência de oportunidades?

Primeiramente, para que o sucesso ocorra dentro de um mundo cada vez mais tempestivo e complexo, não basta que o líder desenvolva um pensamento positivo. Ou seja, não basta utilizar da filosofia ou psicologia comportamental perante o novo.

O empreendedor deverá adicionar a esse pensamento positivo, os seus talentos e explorar o desconhecido para ele, trazendo para o que já conhece, novas metodologias e ferramentas.

Inclusive observar o avanço da tecnologia e os impactos sobre o seu negócio, permitindo elevar positivamente os resultados econômicos e financeiros.

Como dito no artigo dois tipos de fracassos de quem empreende: “todo empreendedor é uma força disruptiva, sustentando assim o desenvolvimento econômico, existindo aí um ciclo constante de destruição e construção – não só da empresa, mas de si mesmo.” Leia AQUI.

Chega de pensamentos fundamentados em velhas estratégias, na linearidade e construção de barreiras frente o novo.

Responsa para si: “Quantos anos você está utilizando o atual sistema da tua empresa?” “Quanto tempo você não participa de eventos relacionados ao teu seguimento?” “Quanto tempo você não desafia a tua equipe e a si mesmo a testar novas possibilidades ou paixões?”

Se as respostas foram negativas, uso das palavras de Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido: “um pessimista enxerga a dificuldade em cada oportunidade; um otimista enxerga a oportunidade em cada dificuldade.”

Então, uma economia ruim é mesmo uma excelente oportunidade?

Para responder a essa pergunta, é necessário entender que tudo dependerá da tua força disruptiva, do permitir-se destruir e construir novamente, das estratégias e de somar novas possibilidades ao teu pensamento positivo.

Disney, IBM, General Motors, foram fundadas em períodos onde a economia estava ruim. A Microsoft de Bill Gates e Paul Allen, foi fundada em 1975 durante a recessão e até mesmo a Apple, começou o seu recomeço em 2001, em plena tragédia do 11 de setembro e outra crise.

Não precisamos ir longe – é bem possível que você conheça algum empreendedor com história de superação, mesmo em tempos de economia ruim.

A grande questão não é esperar o melhor momento. Verdadeiros empreendedores não permitem que a dificuldade o impeça de alcançar os seus objetivos – sabe qual o motivo? A força do empreendedor aumenta em condições econômicas ruins – ironicamente, o cenário negativo, têm o efeito oposto. Veja o caso do coronel Sanders AQUI!

“Fareje” as oportunidades, reinicie um novo ciclo, arregace as mangas, coloque as mãos na massa e antecipe o próximo ciclo de crescimento. E claro, não permita que uma ideia ruim destrua os seus planos para o sucesso. Se não estiver funcionando, mude o plano, mas não o objetivo.

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Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?

Sim! Então basta deixar o seu contato abaixo que nossa equipe dará mais detalhes sobre o nosso trabalho e planos especiais.

A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.

Por Antonio Macário, sócio fundador e contador com especialização em planejamento tributário e gestão empresarial.

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