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O QUE TE MOTIVA A EMPREENDER?

Adamanto Contabilidade2021-11-16T09:20:22-03:00
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Você conhece o coronel Sanders? Talvez você o conheça mais com as siglas da cadeia de restaurantes KFC ou Kentucky Fried Chicken – isso mesmo, aquela imagem de um senhor com roupas brancas, uma barbinha e uma gravata com nó engraçado, é ele.

Antes de mais nada, vamos só retomar um pouco da história de sucesso do coronel Sanders que só tinha duas regras: “faça tudo o que puder e faça o seu melhor. É a única maneira de conseguir grandes coisas na vida”.

Ele derrubou a falácia que temos que atingir o sucesso entre os 30 e 40 anos!

Harland David Sanders ou coronel Sanders, assim como muitos, teve uma infância muito difícil e uma vida adulta de altos e baixos, mas aos 74 anos ele realizou o negócio que mudaria a sua vida e de muitos.

Aos cinco anos ele perdeu o pai e teve que aprender a cozinhar para auxiliar financeiramente em casa e cuidar de dois irmãos mais novos, realizando ao longo da vida, muitos trabalhos: entrou no exército com certificado falso, foi vendedor de seguros, marinheiro mercante, agricultor, bombeiro e muito mais. Um fracasso após o outro!

Quando tudo parecia que ia dar certo, aos 39 anos de idade, Sanders mediante um acordo com a Shell, assumiu um posto de gasolina em Kentucky, o qual não pagaria o aluguel, mas em contrapartida teria que pagar um percentual das suas vendas.

Foi o ano da grande depressão nos Estados Unidos, viu o sucesso declinar. Porém, mais uma vez persistente e com o entusiasmo de sempre, ele aproveitou o local para vender frango frito com uma receita própria.

Segundo ele, todo o sucesso da sua receita é simples: “são 11 ervas e especiarias que todos têm em casa”. Talvez, pela simplicidade da receita, que a boa fama de cozinheiro se espalhou e em 1935 ele recebeu o título honorário de coronel como cidadão ilustre naquela cidade.

Tudo ia muito bem, até chegou a abrir o próprio restaurante na cidade de Corbin, em 1940. Porém, com a construção de uma nova rodovia que desviou todo o tráfego da cidade, fez com que os clientes diminuíssem e mais uma vez Sanders viu seus negócios falirem.

Lembra que já havia dito que o coronel Sanders é persistente e um entusiasta? Pois bem, agora com 60 anos, com um restaurante modesto, mas ganhando popularidade, percebe que o seu produto poderia se tornar uma franquia. Começa aí suas tentativas de realizar acordos com investidores do seguimento, onde ele receberia cinco centavos por cada frango frito vendido.

 

Foram mais de 2.000 empresas que rejeitaram o acordo do coronel!

Mas, em 1964 e com 74 anos, Sanders consegue o contrato da vida. Investidores oferecem para ele 2 milhões de dólares pelos seus negócios e um salário vitalício de 40 mil dólares por ano em troca da sua imagem e da marca KFC – tempos depois o salário aumentou para 200 mil dólares.

Finalmente aos 80 anos, ele se aposentou dos negócios (1970) e a franquia ainda é um sucesso, mantendo até hoje o segredo da receita em um cofre em um dos restaurantes da KFC, onde somente dois executivos tem acesso.

Coronel Sanders morreu em 1980 com 90 anos e o que outrora foi vendido por 2 milhões de dólares, estima-se que hoje a KFC tenha o valor de 7,4 bilhões de dólares.

 

Diante da história do coronel Sanders, pergunto para você: O que o coronel fez correto? O que o motivava a empreender?

O economista francês Jean-Baptiste Say (Tratado de Economia Política) define empreendedor como aquele que: “muda recursos econômicos de uma área de mais baixa produtividade e rendimento para uma mais elevada”. Em outras palavras: o empreendedor criar valor ao mudar os recursos para outras áreas em crescimento e com pouca atenção – falo de inovação.

Mergulhando um pouco mais sobre a definição do empreendedor, a ONU, ao publicar um guia voltado para empreendedores, descreve que estes deverão ser capazes de estabelecer metas e buscar informações – saindo assim dos “achismos” e opiniões de terceiros sem perfil empreendedor, mantendo um planejamento sistemático e monitoramento, ou seja, realizar um ciclo continuo de ação e reflexão, ação e reflexão (…) ação e reflexão.

Perceba, que apesar dos desafios naturais que todo empreendedor passa, o coronel Sanders demonstra ao longo da trajetória, que persistência é fundamental para o sucesso. Não só isso, o entusiasmo e a busca constante do produto que viesse a atender as necessidades dos clientes com a intersecção dos seus talentos, transforma o simples ou até cotidiano em diferencial. Sanders incansável, percebe que o simples se tornaria extraordinário e com a experiência dos fracassos, garante a segurança da receita, porém, trazendo para perto os parceiros que estivessem alinhados com o desejo de crescimento.

Faz sentido para você?

Então, o que te motiva a empreender?

Sei que é uma resposta individual, mas quero compartilhar alguns comportamentos, inclusive sugeridos pela ONU para você alcançar o tão desejado sucesso.

Sendo o empreendedor aquele que inicia ou gere uma ideia em algo real, para benefício pessoal e/ou comunidade, assumindo os riscos necessários, trazendo a inovação e as pessoas para tal mudança, precisa ao longo da carreia desenvolver um conjunto de três características trazidas pelo guia de empreendedores da ONU:

Comportamentais: desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, autoconfiança, autoconsciência, tomada calculada de risco, resolução de problemas, criatividade, pensar como colaborador – mais do que líder e claro saber tratar com as incertezas.

Operacionais: além do “faro para negócio”, todo empreendedor deverá buscar conhecimentos nas áreas da contabilidade, comunicação, princípios de governança e outras essências para o seu negócio.

Gestão: não é somente vender que o fará um empreendedor, precisa analisar as vantagens competitivas, o mercado, o plano de negócio, entender de gestão financeira, técnica de vendas e gestão de recursos humanos e muito mais.

 

Dessa forma: todo empreendedor deve fazer além da pergunta “o que te motiva a empreender? ”, questionar-se três pontos vitais quando o assunto é estratégia. “Onde estou agora? ”, “Onde quero estar?” e “Como vou chegar lá?”.

Na ausência de respostas, podemos concluir que você não tem uma estratégia para o sucesso. Talvez, você possua um interesse de empreender, mas sem foco e provavelmente um fracasso nas mãos. E como bem disse Willian James em 1890: “acredite no que está em linha com as suas necessidades, pois só perante tal crença a necessidade é realizada (…) Tenha fé que você consiga fazê-lo, e seus pés estão focados para alcança-las. ” Em outras palavras: seja autoconfiança e saiba que não existe tentar: ou faz, ou não faz!

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Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?

Sim! Então basta deixar o seu contato abaixo que nossa equipe dará mais detalhes sobre o nosso trabalho e planos especiais.

A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.

Por Antonio Macário, sócio fundador e contador com especialização em planejamento tributário e gestão empresarial.

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