A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UMA CONTABILIDADE CONSULTIVA PARA A SUA EMPRESA
O que o Francisco da Chagas, Guilson Marques, Denise Queiroz e outros empresários têm em comum?
Todos eles têm um novo conceito de gestão contábil!
E agora você vai entender como é possível ter mais gestão para um amanhã melhor, mesmo que já tenha tentado de tudo.
É evidente que o mercado empresarial está cada vez mais competitivo, exigindo das empresas uma constante inovação na entrega dos seus produtos e serviços. Fazendo com que seja extremamente necessária uma gestão assertiva com foco na redução de desperdícios e inteligência de mercado. À vista disso, faz-se fundamental o suporte de um excelente serviço contábil focado em mais gestão para um amanhã melhor!
Mas afinal o que é uma Contabilidade Consultiva?
A Contabilidade Consultiva caracteriza no enfoque mais contemporâneo da contabilidade tradicional. Nesse contexto, o foco é de que a equipe contábil tenha um acompanhamento mais próximo do empresário, passando a atuar continuamente no desenvolvimento do seu negócio.
Podemos então resumir a Contabilidade Consultiva como o acompanhamento próximo, integração, leitura e interpretação dos dados e a projeção de cenários de forma inteligente do mercado e a sua empresa.
Logo, o profissional contador irá analisar as suas necessidades e da sua empresa e a partir desse momento, passa a mensurar os dados obtidos por meio das informações fiscais, trabalhistas, contábeis, mercado e outras, a fim de obter um panorama da real situação da sua empresa, gerando um embasamento sólido para a tomada de decisões.
Quem precisa da Contabilidade Consultiva?
Todos nós esperamos por grandes e importantes reformas tributárias e administrativas que venham a reduzir a burocracia no Brasil.
Até lá, temos que conviver com tais processos que somados aos cenários instáveis e a capacitação dos empresários e suas equipes internas fez com que o SEBRAE constata-se que grande parte das empresas fecham antes mesmo de alcançar dois anos de operações.
Inclusive em 2016, o SEBRAE através de pesquisa com 6.054 Micro e Pequenas Empresas, descobriu dentre outras respostas que:
- 97% utilizaram serviços básicos, como obrigações trabalhistas, folha de pagamento e tributárias;
- 54% utilizaram o contador no planejamento tributário;
- 30% utilizaram o contador para a implementação de sistemas informatizados;
- 25% utilizaram o contador para obter recomendações para melhorar o negócio;
- 23% utilizaram o contador como apoio na gestão financeira;
- 15% utilizaram o contador na elaboração do plano de negócios;
Perceba que alguns empresários já buscam esse acompanhamento diferenciado e mais próximo para a gestão de suas empresas e assim conquistarem um amanhã melhor.
Outra informação dessa pesquisa é a necessidade dessa proximidade, onde:
- 79% acreditam que o profissional contábil deveria oferecer mais recomendações para melhorar o negócio;
- 73% pensam que o contador poderia apoiar mais a gestão financeira;
- 50% das empresas conversam com o contador, no máximo, duas vezes por mês;
- 61% dos empreendedores se mostram dispostos a pagar algo a mais para o contador que prestar serviço de consultoria;
- 54% pagariam até 20% a mais ao contador consultor;
Dessa forma, quem precisa da Contabilidade Consultiva, são os empresários que estão buscando sair do perfil operacional para o tático e/ou estratégico e conquistar resultados econômicos e financeiras satisfatórios.
5 potenciais qualificadores da implantação da Contabilidade Consultiva na sua empresa
1. Inovação: Visto que a Contabilidade Consultiva oferece um cenário de maior proximidade ao com você, buscando obter uma troca de informações de forma mais tempestiva, aliando-se a tecnologia e automação, otimizando assim os seus processos e o seu tempo quanto aos assuntos burocráticos e de gestão.
2. Gestão e Planejamento: Os relatórios contábeis irão auxiliar na identificação dos pontos fortes e de melhorias da sua empresa através da análise dos indicadores de desempenho, servindo como um suporte eficaz para a elaboração de um bom planejamento estratégico. A grande diferença é que tais relatórios também são elaborados para projetar cenários, tais como: pessimistas, realistas e otimistas.
3. Redução de custos: Através desse modelo de serviço que busca entender as suas operações, com o intuito de identificar e eliminar processos repetitivos e desnecessários, podendo dentre outros pontos implementar medidas de revisão e planejamento tributário.
4. Identificar oportunidades: Por meio do alinhamento da equipe contábil e a equipe da sua empresa é possível mais claramente identificar dentre outros pontos, qual o perfil de consumo dos seus clientes, de investimento e expansão são os mais indicados para o negócio.
5. Conhecimento do mercado: Os profissionais da Contabilidade Consultiva buscam maior aprofundamento no seu mercado de trabalhando, regime de tributação, indicadores, estratégias e outros pontos importantes para olhar para a sua empresa e reparar os pontos de melhoria para mais gestão para um amanhã melhor.
Explorando essa possibilidade
Durante muito tempo o serviço contábil foi visto como um mal necessário pelos empresários, mas com o passar do tempo, muitos profissionais conseguiram recuperar o verdadeiro sentido da contabilidade de zelar pelo patrimônio das entidades.
Não somente grandes empresas vêm demandando a Contabilidade Consultiva, como também micros e pequenas empresas e isso está acontecendo pelo nível de maturidade dos empresários e suas equipes, pelas exigências dos clientes e pelo nível da concorrência.
Voltando ao questionamento do início “Francisco da Chagas, Guilson Marques, Denise Queiroz e outros empresários têm em comum?”
Todos eles, estão com seus sistemas gerando relatórios de apoio, as equipes estão olhando de forma mais estratégica para o negócio, possuem acompanhamento próximo com indicadores mensais e análises de cenários, reduziram os custos, maximizando assim os resultados econômicos e financeiros.
Bonificação
Por esse e outros motivos, na hora da contratação de uma Contabilidade faça uma simples pergunta: “Você faz o planejamento estratégico e analisa mensalmente os resultados da sua própria empresa contábil?
Se a resposta for negativa – esse não seria um contador para o seu momento de mais gestão para um amanhã melhor.
Mas, se a resposta for positiva, pode avançar nas negociações, dado que o profissional terá a expertise necessária para conduzir juntamente com você e a sua equipe a sua empresa frente o mercado em que está inserido, bem como, na escolha do seu regime tributário, assegurando melhores tomadas de decisões e uma significativa vantagem competitiva em detrimento das demais entidades.
Faz sentido para você focar nas vendas e ter especialistas auxiliando na gestão da sua empresa?
Sim! Então basta deixar o seu contato AQUI que nossa equipe dará mais detalhes sobre o nosso trabalho e planos especiais.
A equipe de contadores e consultores da Adamanto fica a sua disposição.
Autor e co autor: Stella Reais e Antonio Macário